ACELERAM O METABOLISMO E EMAGRECEM!

Alimentos termogênicos naturais são aqueles que fazem o organismo gastar mais energias para digeri-los. Você pode incluir na sua dieta para acelerar o seu metabolismo e consequentemente aumentar a queima de gordura.
Alguns termogênicos naturais:
1. Pimenta Vermelha (caiena):
É um potente termogênico natural, a mesma possui uma substância chamada capsiacina, substância que favorece a quebra de gorduras no tecido adiposo. Estudos mostram que o consumo frequente (3g por dia) em pratos quentes, aumentam o metabolismo em até 20%.
2. Gengibre (Zingeber offinale):
O gengibre pode aumentar em até 10% o gasto calórico diário. Ele ajuda no tratamento de distúrbios respiratórios, enjoo, é eficaz contra o câncer de cólon e ovário e muito mais! O seu consumo pode ser de diversas formas, ele é mais consumido em chás, sopas, molho de tomate, tempero em carnes, aves e peixes.
Contraindicações: O gengibre não deve ser consumido por pessoas com gastrite e sudorese excessiva. Gestantes consultar um médico antes de consumir gengibre.

3. Canela:
É uma aliada na saúde, entre seus benefícios podemos citar:
- Melhora o sistema imunológico, por tanto ajuda no combate a artrites, doenças cardíacas e diabetes;
- Com alto teor de cálcio, a canela é um mineral importante para o emagrecimento, já que aumenta o metabolismo basal (?).
Você pode consumir em chás, leite, pode ser salpicada diariamente em temperos de pratos doces e salgados.

4. Óleo de coco:
Acelera o metabolismo, “nem todas as gorduras são metabolizadas da mesma forma. O óleo de coco extra virgem, por exemplo, tem ação termogênica, que aumenta o gasto energéticodo organismo – queimando gorduras – e ajudando no processo de emagrecimento, pois não necessita de enzimas especias para ser absorvido. É rapidamente transformado em energia, por isso emagrece”, explica o médico Sergio Puppin, especializado em Medicina Esportiva, MD, Cardiologista e Nutrólogo, bem como Membro da Academia de Ciência de Nova York.
Óleo de coco emagrece e faz bem a saúde!
5. Chá Verde (Camellia sinensis):
Ele favorece a utilização da gordura corporal e atua como fonte de energia, com função no estímulo metabólico. Para obter o efeito termogênico, beba até 4 xícaras do chá durante o dia.

6. Chá de hibisco (Hibiscus sabdariffa):
Ele auxilia na redução de gordura, esse é um dos motivos que faz dele mais um aliado nas dietas para emagrecer. Além disso, o chá de hibisco auxilia na digestão tem efeito diurético, que desincha o organismo, combate problemas respiratórios e ainda acelera o metabolismo. Normalmente ele é consumido em chás e em sucochás. Para aproveitar as propriedades do chá, consuma 1 xícara (chá) 4 vezes ao decorrer do dia. Como o sabor do chá é agradável, evite adoça-lo. Se não conseguir, utilize mel ou adoçante natural.
Onde comprar?
O Chá de Hibisco deve ser preparado com os cálices (flores) secos das plantas. Mas não é o hibisco ornamental que conhecemos no Brasil. A variedade que oferece benefícios à saúde e outra. Por isso, compre o produto desidratado em loja especializada em plantas medicinais.

7. Cafeína:
A cafeína é um importante estimulante do sistema nervoso central. Ela é muito utilizada em suplementos alimentares, inclusive em suplementos termogênicos, pois aceleram o metabolismo e dão mais pique aos treinos. Em nível metabólico os pesquisadores acreditam que a cafeína é um antagonista da adenosina e ao contrário do efeito sedante, provoca em efeito estimulador. Café, chás, chocolate, guaraná, são algumas bebidas que possuem cafeína.

8. Guaraná em pó:
O guaraná em pó costuma se muito utilizado por pessoas que desejam passar a noite inteira sem dormir, a mesma possui cafeína que já foi citada como termogênico antes. Evite consumir o mesmo a noite, pois o mesmo pode alterar seu sono. Ele pode ser utilizado em shakes, sucos e em cápsulas.

9. Ômega 3:
O mundo inteiro se comenta os benefícios do ômega-3. “Presente em peixes como salmão, sardinha e atum, o ômega 3 aumenta o metabolismo basal, reduz a retenção de líquido e facilita a comunicação entre as células do organismo. O ideal é consumir três porções por semana”, comenta a especialista Luciana.
Os alimentos termogênicos naturais são aliados no seu emagrecimento, porém, não são milagrosos. Para emagrecer com saúde, você deve combinar eles com atividade física e uma alimentação equilibrada. Para maximizar os efeitos dos termogênicos naturais, você pode consumir entre 30 minutos e 1 hora antes dos treinos (obs.: se for treino noturno, não é recomendado, pois os mesmos, alteram o sono).
Termogênicos em excesso fazem mal? Quem deve evitar esses alimentos?
Atenção: Em excesso, as substâncias podem fazer mal. “Cardiopatas, hipertensos, crianças, gestantes e pessoas com queixa de gastrite, insônia ou alergias aos alimentos, não devem consumi-los”, diz a nutricionista Tatiana. Ela explica que indivíduos com disfunções na tireóide, também não devem fazer uso desses alimentos, já que contam com ação sobre o metabolismo.